Pular para o conteúdo principal

"Abraçaço" ao Campus Niterói

Alunos e professores durante "abraçaço" ao colégio

Na manhã de ontem (26/11), alunos, servidores, alguns familiares e simpatizantes participaram de um abraço simbólico ao Campus Niterói do Colégio Pedro II e de uma passeata por ruas próximas.  O  objetivo do movimento era mostrar que os alunos se orgulham do colégio em que estudam e valorizar a imagem da instituição perante a sociedade, bem como chamar a atenção das pessoas para as reivindicações dos ocupantes.

O evento iniciou, no portão do colégio, com a apresentação do ator Paulo Rafael Pizarro, do projeto Parlamento Popular. Após a performance do ator, o microfone do Parlamento foi aberto para que os presentes expusessem suas ideias contra a PEC do teto de gastos, o atual governo e o Projeto Escola sem Partido. 

Faixa com hashtag "EuDefendoOCPII" foi esticada na rua General Castrioto


Logo depois, todos deram as mãos e fizeram um longo cordão em frente à escola e ao CIEP que sediava o campus até o início do ano – o abraçaço – e, então, cantaram músicas de protesto e o hino oficial do Colégio Pedro II. Os participantes também esticaram uma faixa com a hashtag “#EuDefendoOCPII”, que era levada para o meio da rua General Castrioto sempre que o semáforo fechava.

Em seguida, partiram em passeata pela rua General Castrioto até a praça de mesmo nome, retornando pela rua Pres. Craveiro Lopes para, enfim, chegar ao colégio. No percurso, os estudantes fizeram gritos de protesto e distribuíram panfletos que explicavam as pautas e reivindicações do movimento de ocupação.

Passeata com alunos e servidores, já próxima ao colégio.

Durante sua passagem, o protesto chamava a atenção das pessoas que passavam pelo local. Alguns motoristas buzinaram, numa demonstração de apoio ao ato. Em entrevista, muitos pedestres também mostraram-se favoráveis. “Acho que tem mais é que fazer isso mesmo. Eles têm que lutar pelo direito ao estudo mesmo”, disse uma pedestre. “Eu acho ótimo. Acho válido. Os alunos do Pedro II têm que fazer a diferença. Tem que ir para a rua. Tem que lutar.”, falou uma senhora que trabalha  perto do colégio.

A ocupação dos alunos do Colégio Pedro II - Campus Niterói já dura um mês. A decisão de ocupar foi tomada em assembleia estudantil realizada no dia 26/10.  Foram 282 votos a favor da ocupação e 43 votos contrários. A escola foi ocupada no final da tarde do mesmo dia. “As principais reivindicações são as medidas adotadas pelo governo que ferem o princípio de uma educação de qualidade, tais como a PEC 55 (que congela investimentos na saúde, educação e previdência por 20 anos), o projeto Escola sem Partido e a reforma do Ensino Médio”, explicou um dos alunos ocupantes.

Estudantes (a favor e contra) em assembleia que decidiu pela ocupação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7ª edição do Correio CP2!

Faça o download ou leia online: Clique aqui

8ª edição do Correio CP2

Faça o download ou leia online: Clique aqui